Custos? Porquê?

Devido ao crescimento das empresas, com o consequente aumento da distância entre o administrador, ativos e pessoas administradas, passou a gestão ou contabilidade de custos a ser encarada como uma eficiente forma de auxilio no desempenho da nova missão da contabilidade, a gerencial. É importante ser lembrado que essa nova visão não data de mais de algumas décadas. E por essa razão, ainda há muito a ser desenvolvido.


A gestão de custos se faz necessária devido à importância da apreciação dos dados contábeis para facilitar o desenvolvimento e a implantação da estratégia adotada pelas organizações, pois a gestão de custos não é um fim em si mesma, mas um meio de ajudar a empresa a atingir seus objetivos.

+ Importância da contabilidade de custos



Mas por que devemos ter uma gestão ou contabilidade de custos? As empresas não podem gerar informações apenas para os usuários externos como, por exemplo, o governo. A gestão ou contabilidade de custos pode, por exemplo, preparar periodicamente diversos relatórios contábeis não obrigatórios por Lei, mas de extrema utilidade para diversos executivos da empresa. Com isso, as informações de custo auxiliam os gestores numa melhor decisão interna não servindo apenas para prestar informações fiscais.